imagem16-10-2020-18-10-55Moradores do Residencial Santa Maria estão sendo cadastrados pela equipe responsável pela região

 

JURANA LOPES

 

A Unidade Básica de Saúde 8 do DVO-Gama ampliou a área de cobertura e agora passa a atender, também, os moradores do Residencial Santa Maria, na divisa do Distrito Federal com o Estado de Goiás. A equipe de Estratégia de Saúde da Família responsável por atender a região iniciou, em 5 de outubro, o cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde para conhecer melhor o perfil individual e familiar dos novos pacientes.

 

imagem16-10-2020-18-10-01

A Equipe de Saúde da Família, responsável pelos atendimentos à população do Residencial Santa Maria – Foto: Divulgação/SES-DF

 

O residencial está localizado na entrada do bairro Céu-Azul, em Valparaíso (GO). O objetivo da equipe é verificar o quantitativo de usuários da região para ofertar um serviço de saúde. No primeiro dia, 20 novas famílias foram cadastradas pela equipe.

 

“Estamos cadastrando esses usuários no sistema e-SUS para que eles tenham atendimento conforme é regido. Os profissionais de saúde são divididos em duplas e vão até as residências, batendo de porta em porta, se identificam e fazem o cadastro da família e individual. Além de explicar onde é o novo atendimento, o que oferta, como é o procedimento e como funciona”, explica Joelma Batista Soares, gerente de Serviços de Atenção Primária N° 4 de Santa Maria.

 

Mudança no local de atendimento

 

Os moradores do Residencial Santa Maria eram atendidos anteriormente pela UBS 1 de Santa Maria. No entanto, após uma nova territorialização, os habitantes foram para atendimento na UBS 8 do DVO-Gama.

 

“O grande intuito desse cadastramento é orientar e informar a estes usuários ao que de fato eles têm direito. A equipe de saúde pretende, até a primeira quinzena de dezembro, ter 95% de toda área cadastrada, com cobertura de atendimento na Estratégia Saúde da Família”, informa.

 

A UBS 8 oferece atendimento com médico da família, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, e agentes comunitários de saúde. Na unidade, há confecção do cartão do SUS, dispensação de medicações, pré-natal, acompanhamento de Crescimento e Desenvolvimento (CD) da criança, exame preventivo, encaminhamentos a consultas especializadas, exames laboratoriais e específicos, dentre outros procedimentos.

 

Para evitar aglomeração, as consultas são marcadas com horários espaçados na unidade. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. A UBS 8 do DVO fica localizada na Travessa do Eucalipto, área especial lote 1/4 DVO-Gama.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here