imagem24-09-2020-21-09-54Para buscar o medicamento fitoterápico basta o usuário comparecer à farmácia da UBS 1 de Santa Maria, que funciona das 8h às 22h | Foto; Divulgação

Ofertar medicamentos fitoterápicos, produzidos a partir de ervas medicinais é uma forma de promoção à saúde. Há 31 anos, a Secretaria de Saúde produz fitoterápicos através do projeto Farmácia Viva. A produção não consegue atender todas as 172 Unidades Básicas de Saúde distribuídas em todo o Distrito Federal, mas tenta atender o máximo de unidades possíveis.

Desde o último dia 16, a UBS 1 de Santa Maria se tornou referência na dispensação e distribuição de medicamentos fitoterápicos da Farmácia Viva. Santa Maria não contava com unidade referência para medicamentos fitoterápicos e a população buscava atendimento nas regiões vizinhas.

Com a disponibilidade de fitoterápicos vamos melhorar o acesso da população de Santa Maria a esses medicamentos, teremos alternativas de tratamentos terapêuticos mais naturais além dos medicamentos industrializados que já são ofertadosAlexandre Vaz Machado, farmacêutico da UBS1 de Santa Maria

Hoje, estão disponíveis na unidade o xarope de guaco, chá medicinal de guaco e as tinturas de funcho, boldo e guaco. Os outros fitoterápicos produzidos pela Farmácia Viva serão enviados posteriormente de acordo com a demanda e a produção dos fitoterápicos. O fornecimento será mensal.

De acordo com Alexandre, a UBS 1 de Santa Maria é a maior unidade da Região Sul, com o maior número de equipes Estratégia Saúde da Família (ESF), são 11 no total e que abrange o maior número de usuários.

“É uma conquista muito grande conseguir esse apoio da Farmácia Viva e nos tornarmos referência na distribuição de medicamentos fitoterápicos em Santa Maria. São medicamentos que podem ser prescritos por outros profissionais de saúde além do médico, como enfermeiros, nutricionistas, dentistas e fisioterapeutas”, afirma o farmacêutico.

Para buscar o medicamento fitoterápico basta o usuário comparecer à farmácia da UBS 1 de Santa Maria, que funciona das 8h às 22h, já que a unidade tem horário estendido e apresentar a prescrição juntamente com seus documentos de identificação.

Os fitoterápicos são produzidos de acordo com a época do ano e a necessidade da população. Atualmente, são produzidos e ofertados à população os fitoterápicos oficinais relacionados abaixo:

● Xarope de guaco (Mikania laevigata): Expectorante● Tintura de guaco (Mikania laevigata): Expectorante● Chá medicinal de guaco (Mikania laevigata): Expectorante● Tintura de boldo nacional (Plectranthus barbatus): Antidispéptico (má digestão)● Tintura de funcho (Foeniculum vulgare): Antiflatulento, antidispéptico e antiespasmódico.● Gel de erva baleeira (Cordia verbenacea): Anti-inflamatório em dores associadas a músculos e tendões.● Gel de confrei (Symphytum officinale): Cicatrizante, equimoses, hematomas e contusões.● Gel de babosa (Aloe vera): Cicatrizante● Gel de alecrim pimenta (Lippia sidoides): Antisséptico, antimicótico, escabicida.

*Com informações da Secretaria de Saúde

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here