Unidade ficou mais de década sem os cuidados com a estrutura

 

JOSIANE CANTERLE

Depois de décadas sendo negligenciado, o prédio onde funciona a Policlínica de Taguatinga está recebendo manutenção. Além da pintura da fachada da estrutura, também está sendo substituído o telhado, instalação de grades na área externa e substituição da rede elétrica do piso térreo, onde ficam a maioria dos consultórios. A estrutura antiga não recebia manutenção predial corretiva desde que a policlínica passou a funcionar no local.

 

imagem18-09-2020-19-09-52

A unidade antes da reforma – Foto: Divulgação/SES-DF

“O principal ganho é na segurança para os trabalhadores e usuários, com a correção de falhas estruturais decorrentes de infiltrações e da rede elétrica”, avalia o gerente da unidade Zulmar Cardozo Araújo.

Para não parar os atendimentos as equipes organizaram remanejamento interno e, com isso, nenhum serviço foi suspenso. Quem está executando as obras é a empresa contratada para manutenção predial na região de Taguatinga.

 

imagem18-09-2020-19-09-56

Durante a reforma nenhum serviço foi suspenso – Foto: Divulgação/SES-DF

“O telhado já está praticamente pronto, portanto estamos seguros em relação às chuvas, mas ainda há muito a se fazer”, resume Araújo.

O prédio onde hoje funciona a policlínica funcionava o extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). Com a extinção do órgão, em 1993, os imóveis foram inventariados e doados ou cedidos para estados e municípios. Assim, o prédio do antigo Inamps de Taguatinga foi destinado para ser o Posto de Atendimento Médico, que mais tarde foi designado para policlínica. Desde então, apenas reparos emergenciais vinham sendo executados na estrutura.

 

imagem18-09-2020-19-09-01

Trabalhos foram realizados via contrato de manutenção predial – Foto: Divulgação/SES-DF

Serviços

 

A Policlínica de Taguatinga oferece atendimento ambulatorial especializado, como suporte à Atenção Primária à Saúde – das unidades básicas de saúde de referência do paciente – e em casos que não são de urgência e emergência, pois estes últimos a porta de entrada são os prontos socorros dos hospitais. As consultas com os especialistas são reguladas e não é possível atendimento sem passar pelo sistema de regulação.

 

imagem18-09-2020-19-09-03

A unidade reformada – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 07h às 12h e 13h às 18h. A marcação de consultas de retorno é realizada no próprio guichê de atendimento de 07h às 11h30 e 13h às 17h. A policlínica está localizada no seguinte endereço: C 12 Área Especial 1, Setor Central, Taguatinga.

Mais informações sobre a unidade aqui.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here