Anitta games jogos Facebook

Anitta: cantora pressionou, e Google mudou definição de palavra (Germano Lüders/Exame)

“Poderosa, empresária e milionária” é assim que se define a cantora brasileira Anitta em sua mais nova parceria musical. Mas não é só isso: nesta quinta-feira, 17, a cantora conseguiu fazer com que o Google mudasse a definição da palavra “patroa”, que seus fãs tem usado bastante após o vazamento de conversas entre ela e a também cantora Ludmilla.

A questão era que o Google definia patrão como “proprietário ou chefe”, enquanto “patroa” era definida como “mulher do patrão ou dona de casa”. Não demorou para que a cantora fosse até o seu perfil no Instagram, na semana passada, pedir para que o mecanismo de pesquisa desse um jeito na definição considerada machista. Nos stories, Anitta esbravejou “patroa é o feminino, é a mesma coisa que patrão, dona e proprietária do que eu quiser. Eu não to acreditando que isso está no nosso dicionário, gente! Eu não estou acreditando”, disse ela.

Não demorou para que a gigante de tecnologia alterasse o significado da palavra.

patroa

– (Google/Reprodução)

Mas essa não foi a primeira vez que o Google entrou em maus lençóis por conta das definições que aparecem em sua primeira página de pesquisas. Recentemente prints das definições das palavras “solteiro” e “solteira” ganharam as redes sociais, uma vez que os dois significam coisas totalmente diferentes, segundo o mecanismo de pesquisa. Enquanto “solteiro” era definido como “homem que não se casou”, “solteira” era definida como “prostituta, meretriz”.

Mas afinal de contas, é o Google quem define as palavras?

Não e sim. Isso porque, na hora que o usuário busca “definição de sushi”, por exemplo, o que aparece é uma definição licenciada do dicionário da Universidade de Oxford (sim, a mesma da vacina). Pode reparar que no final do quadro da definição, aparece a seguinte frase em uma fonte em tom mais claro: “definições de Oxford Languages“.

A EXAME pediu um posicionamento da empresa de tecnologia e até o momento de publicação dessa reportagem ele ainda não havia sido enviado.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here