ibovespa maia

BOLSA: o dólar americano fechou o dia valendo 5,08 reais. / REUTERS/Paulo Whitaker (REUTERS/Paulo Whitaker/Reuters)

A bolsa brasileira abriu em alta nesta terça-feira, 15, impulsionado pelo cenário positivo no exterior, após os dados da economia chinesa ficarem acima das expectativas. Às 10h16, o Ibovespa principal índice da B3, subia 0,07% para 100.348,24 pontos.

De acordo com analistas a Exame Research, a expectativa de que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, adote um discurso mais “relaxado” em relação à inflação contribui para a alta nas bolsas globais.

Dados econômicos

Pela primeira vez no ano as vendas do varejo chinês superaram, em agosto, as do mesmo período do ano passado. No mês, a alta anual foi de 0,5% frente à expectativa de 0,1%. Já a produção industrial chinesa segue avançando a passos largos, crescendo 5,6% em relação a agosto do ano passado.

Apesar dos números fortes da China, nos Estados Unidos, os dados da produção industrial de agosto, divulgada pela manhã, ficaram abaixo das expectativas de mercado, contendo o otimismo dos investidores. No mês, a atividade teve mensal de 0,4%, confirmando o quarto mês de recuperação, mas do crescimento de 1% anteriormente esperado. Na comparação anual, a produção industrial de agosto teve queda de 7,73%. Após a divulgação dos números, o Ibovespa chegou a zerar os ganhos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here