A unidade deve atender cerca de 14 mil usuários e vai contribuir com prevenção e promoção da saúde

 

JURANA LOPES

 

A Secretaria de Saúde inaugurou, nesta segunda-feira (14), a Unidade Básica de Saúde 11 de Samambaia. A UBS vai atender a população das áreas Morro do Macaco, Morro do Sabão e área rural de Samambaia. São moradores das Quadras 627, 629, 631, 633, 827, 829, 831, 833, 1.029, 1.031 e 1.033, ofertando assim, maior cobertura das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

 

imagem14-09-2020-19-09-30

UBS 11 de Samambaia conta com 4 Equipes de Saúde da Família para atender cerca de  14 mil habitantes – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

“Essa estrutura é muito importante, pois oferecerá melhor atendimento para os usuários e melhores condições de trabalho para os servidores que prestam assistência. Aqui será realizado um trabalho de prevenção e promoção da saúde, com uma sala de vacina fantástica, o que é de extrema importância para imunizar a população”, destaca o secretário de Saúde internino, Osnei Okumoto.

 

A UBS 11 de Samambaia conta com quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família e uma equipe de saúde bucal. A estimativa é que a unidade atenda cerca de 14 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

imagem14-09-2020-19-09-32

Osnei Okumoto, participou da inauguração juntamente com outras autoridades, como o vice-governador Paco Brito – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

A nova unidade oferece atendimento médico, de enfermagem, de odontologia e possui um Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), cuja equipe é composta por profissionais multidisciplinares como psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e farmacêuticos e atuam em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família.

 

“Esta inauguração é bastante estratégica, pois vai atender a população vulnerável da região de Samambaia, melhorar indicadores de imunização, ampliar a assistência com médicos da família, além de ter residentes para auxiliar no atendimento. Faremos um grande trabalho de prevenção e promoção da saúde, além de contribuir com o enfrentamento da Covid-19”, avalia o superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Wendel Moreira.

 

imagem14-09-2020-19-09-34

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Segundo a gerente da UBS 11 de Samambaia, Cláudia Nogueira, a nova unidade vai dar cobertura à população de maior vulnerabilidade social da cidade. Além disso, a estrutura vai conseguir ofertar consultório para todos os médicos e enfermeiros, otimizar o atendimento e ampliá-lo para a população. A gestora destacou que mais de 40 servidores irão trabalhar no local e a unidade será uma porta de entrada e até, reabilitação para pacientes.

 

imagem14-09-2020-19-09-36

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Outros serviços

 

A UBS conta com uma sala de vacina abastecida com todas as vacinas do calendário nacional de vacinação. Além de ser entregue à população com a farmácia totalmente abastecida.

O vice-governador do Distrito Federal, Paco Britto, esteve na inauguração da UBS 11 e destacou que o GDF está empenhado em fazer obras que realmente atenda às necessidades da população. “A meta do GDF é ampliar 100% da cobertura de Estratégia Saúde da Família”, afirma Paco.

 

Atenção Primária

 

Samambaia conta com 13 unidades básicas de saúde, com 59 equipes de Estratégia e Saúde da Família. Dessas, 53 são consistidas, com 83% de cobertura populacional.

 

EDIÇÃO: JOHNNY  BRAGA

 

Samambaia ganha mais uma UBS para atender população de área vulnerável

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here