Serviço está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h

 

JOHNNY BRAGA

 

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Santa Maria completa dez anos de atividades nesta segunda-feira (14). A unidade recebeu o nome de Caps AD Flor de Lótus e é referência no atendimento em saúde mental e no tratamento para álcool e outras drogas na região de Santa Maria.

 

Foto: Divulgação/SES-DF

“Aqui é um lugar de acolhimento, onde as pessoas podem chegar para compartilhar suas dores e suas histórias. O indivíduo é o centro do tratamento. Nada é imposto, o tratamento é uma construção que parte da vontade do sujeito e respeita a sua história. É uma alegria comemorar 10 anos de Caps, pois é um trabalho que enche a equipe de orgulho”, comemora a psiquiatra Maria Helena.

 

A família também é parte fundamental do processo de acolhimento e recebe uma atenção e cuidado especiais da equipe da unidade. O serviço ofertado busca acolher as pessoas em suas vulnerabilidades sociais e familiares que buscam tratamento para dependência química.

 

“A saúde mental é extremamente importante, principalmente se realizada com um olhar humanizado. É uma luta árdua para desconstruir as práticas manicomiais. Vejo no Caps um trabalho feito com amor e empatia demonstrando interesse nos usuários e como resultado a equipe tem conseguido ajudar quem precisa desse acolhimento”, afirma loa gerente do Caps AD de Santa maria, Nayla Zanina.

 

Atendimentos

 

Em média, são feitos 80 atendimentos diários no Caps AD Flor de Lótus. Dentre os serviços ofertados estão: acolhimento, busca ativa, atendimento individual e em grupos. A equipe é composta por profissionais de psiquiatria, psicologia, assistência social, enfermeiros e técnicos em enfermagem, todos capacitados para acolher a pessoa em sofrimento psíquico em função da dependência química.

 

A unidade funciona na QR 312, Conjunto H, de segunda a sexta-feira das 7h às 22h. O atendimento é feito de forma espontânea sem necessidade de pré-agendamento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here