imagem13-09-2020-11-09-34

Hummer é um símbolo da era do motor a combustão (GM/Divulgação)

Os vultosos investimentos da indústria automotiva vêm aumentando consideravelmente a eficiência energética dos veículos. Mas não foi sempre assim. Mesmo ícones entre os entusiastas acabavam “incomodando” pelo seu alto consumo de combustível – em relação a modelos de menor porte – e níveis de emissões.

Agora, as montadoras se preparam para vender versões mais limpas de veículos que continuam sustentando uma legião de fãs.

As empresas já vêm lançando versões elétricas e híbridas de modelos campeões de vendas, como é o caso do Golf, da Volkswagen; Fiat 500; Toyota Corolla, entre outros.

Veja também

Mas são os carrões emblemáticos que agora ganharam a atenção das montadoras e vão chegar ao consumidor em versões mais limpas. Confira alguns deles:

 

Defender

Defender Land Rover plug in Defender híbrido plug-in

Defender híbrido plug-in (Land Rover/Divulgação)

Do Reino Unido para o mundo, há 70 anos a Land Rover ganha seguidores e o fora-de-estrada Defender tem público cativo. Nesta semana, a marca mostrou sua versão híbrida plug-in, com cerca de 43 quilômetros de autonomia no modo exclusivamente elétrico.

 

Hummer

GMC HUMMER EV Quiet Revolution Grille Teaser do Hummer 100% elétrico

Teaser do Hummer 100% elétrico (GM/Divulgação)

Pode-se dizer que a Hummer causava “amor e ódio” (até a sua extinção em 2010). Tornou-se símbolo de status nos Estados Unidos, mas recebia críticas justamente por ser um veículo que ocupa (muito) espaço com bastante consumo de combustível. Nas últimas semanas, porém, a General Motors vem divulgando teasers do novo modelo 100% elétrico da marca GMC, de 1.000 hp de potência. O formato novo será de uma picape. Atrairá novos apaixonados na versão zero emissões?

 

F-150

Protótipo do F 150 elétrico: capaz de puxar 10 vagões Protótipo do F-150 elétrico: capaz de puxar 10 vagões

Protótipo do F-150 elétrico: capaz de puxar 10 vagões (Ford/Divulgação)

A picape F-150, da Ford, dispensa apresentações: há quatro décadas é o veículo mais vendido do mercado americano. A montadora anunciou recentemente sua versão híbrida para não ficar de fora de um mercado que está em grande transformação.

 

RAM 1500

2020 Ram 1500 Rebel EcoDiesel RAM com motor ecodiesel

RAM com motor ecodiesel (RAM/Divulgação)

A RAM, conhecida por suas grandes picapes, deve lançar em breve uma versão “híbrida leve” da sua campeã de vendas 1500, com um sistema elétrico que dá apoio ao motor principal — mas não chega a movimentar o veículo. Com o mecanismo, espera-se que consuma muito menos combustível.

 

Bronco

bronco Bronco na versão a combustão

Bronco na versão a combustão (Ford/Divulgação)

Sem confirmação oficial, a Ford deve lançar uma versão híbrida do fora-de-estrada Bronco. Aliás, o modelo icônico acaba de retornar ao mercado após 24 anos.

 

Todos estes modelos não têm previsão de chegada ao Brasil.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here