Ex-arcebispo acusa papa de mentir descaradamente e passa vergonha. Carlos Maria vigano, Ex arcebispo, que também foi embaixador do Vaticano dois Estados Unidos, Acusou o Papa Francisco de mentir descarada mente ao negar o conhecimento das acusações de abuso sexual contra um cardeal americano.Segundo o que ele relatou ao jornal washington post através de vários e-mails, Francisco assessor, Bento XVI, devem ser o que sabe sobre supostos abusos cometidos pelo cardeal Teodoro McCarrick durante as últimas décadas

É “imensamente triste” que Francisco “minta descaradamente a todos para encobrir seus erros” disse ele , lembrando de  declarações anteriores em que teria advertido o papa em 2013 sobre McCarrick.“Como alguém, especialmente um papa, poderia esquecer isso?”, questionou ele.Ele colocou o Vaticano de cabeça pra baixo com acusações de corrupção e abuso.

Saiba Mais

Após publicar uma mensagem de 11 páginas com ataques a Francisco e Bento XVI sobre MCCarrick, em agosto do ano passado, ele desapareceu sem deixar rastros. Nessa carta, além de fazer os alertas aos líderes da igreja em 2016 sobre as denúncias, ele também escreveu sobre “redes homossexuais” profundamente enraizados que eu estrangulo toda a igreja. Entretanto essas acusações só foram divulgadas em 2018.

Vigano, emitiu um pedido ao papa para que o mesmo renunciasse seu posto por conta de seu suposto silêncio inegligente. Francisco, per sua vez, rejeitou as críticas e negou que estivesse ciente dos crimes cometidos.

Ele afirmou também que a responsabilidade pela divulgação de documentos sobre a atuação de papas no caso McCarrick é do Vaticano.“se eles ainda não os destruíram”, provocou. “A hora ainda não chegou para que eu divulgue qualquer coisa. Os resultados de uma investigação honesta seriam desastrosos para o atual papado”, disse.

Vigano, é apoiado por uma facção eclesiástica Ultra conservadora nos Estados Unidos. O ex-arcebispo possui atualmente 78 anos e não deu informações sobre onde está morando após a sua aposentadoria.“Bento XVI e João Paulo II são seres humanos e certamente podem ter cometido erros. Se cometeram, queremos saber sobre eles. Por que mantê-los escondidos? Todos nós podemos aprender com nossos erros”, concluiu

Etiquetas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here