Objetivo é reduzir ocorrências de infartos, AVC e amputações em pacientes da região

 

JOSIANE CANTERLE, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

A Região de Saúde Centro-Sul* recebeu o primeiro Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (Cedhic), de atendimento ambulatorial. A unidade começou a funcionar nesta quarta-feira (9) no Hospital Regional do Guará e amplia a oferta de serviços de saúde especializados para os moradores da região pelo Sistema Único de Saúde.

 

À esquerda na frente, a superintendente Flávia, atrás a cardiologista Luciane Sator, à direita na frente, o diretor administrativo Evilásio e o diretor da Atenção Secundária, Thiago Braga   Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Na frente, a superintendente Flávia e o diretor administrativo Evilásio, a cardiologista Luciane Satoro e o diretor da Atenção Secundária, Thiago Braga

Com atendimento multidisciplinar, o novo ambulatório é destinado para pacientes de alto e muito alto risco para hipertensão e diabetes da Região de Saúde Centro-Sul. O atendimento aos pacientes com doenças crônicas na região já era realizado, no entanto não era integrado.

 

“O paciente passa por um circuito de várias especialidades no mesmo dia: cardiologista, endocrinologista, psicologia, enfermeira, assistente social e fisioterapia. Agora, os atendimentos são integrados. No mesmo dia o paciente passa por diferentes especialistas tendo em vista serem pacientes de alto e muito alto risco”, explica a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Flávia Costa.

 

imagem09-09-2020-20-09-09

Cedhic funciona no Hospital Regional do Guará – Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Com o atendimento multidisciplinar, o resultado esperado é aumentar a resolutividade regional, reduzindo a ocorrência de infartos, acidente vascular cerebral e amputações. “Há substancial melhora na qualidade de vida de pacientes portadores de doenças crônicas, sem aumentar custos para o sistema de saúde”, analisa a gestora.

A expectativa é de atender cerca de 60 casos novos por mês com a perspectiva de multiplicar esse número por cinco ou seis vezes mais nos próximos seis meses.

 

Porta de entrada

 

Os pacientes atendidos pelo Cedhic são encaminhados para o ambulatório pelas unidades básicas de saúde (UBSs). São as UBSs que realizam o primeiro atendimento, avaliam e direcionam aqueles de alto e muito alto risco para a atenção secundária ou especializada. Esse atendimento acontece nos ambulatórios e Policlínicas que funcionam em todas as Regiões de Saúde. Com o modelo de atendimento integrado, a expectativa é de maior adesão e continuidade no tratamento dos doentes crônicos e de acesso à rede de atenção especializada.

 

imagem09-09-2020-20-09-11

Pacientes da Região de Saúde Centro-Sul são beneficiados com centro especializado em doenças crônicas – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

O novo ambulatório é mais um avanço da Região de Saúde Centro-Sul na proposta de Planificação de Atenção à Saúde, projeto viabilizado pelo Proadi-SUS, do Ministério da Saúde.

 

O ambulatório

 

O Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca está localizado no Hospital Regional do Guará. Ele é uma policlínica vinculada à Gerência de Serviços da Atenção Secundária. Os atendimentos serão realizados sob forma de circuito multidisciplinar composta por especialistas em cardiologia, especialmente em Insuficiência Cardíaca e hipertensão arterial, endocrinologistas, enfermeiras especializadas em cuidados com “pé diabético”, atendimento psicoterapêutico, nutricional, fisioterapêutico e com assistente social.

 

imagem09-09-2020-20-09-13

Atendimentos são agendados pela Central de Regulação da Secretaria de Saúde – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

*A Região de Saúde Centro-Sul é formada pelas seguintes Regiões Administrativas: Guará, Cidade Estrutural, Setor de Indústria e Abastecimento, Setor Complementar de Indústria e Abastecimento, Candangolândia, Núcleo Bandeirante, Park Way, Riacho Fundo I e II.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here