imagem08-09-2020-13-09-43

Bolsa: Ibovespa volta de feriado em queda, com cenário negativo no exterior (NurPhoto/Getty Images)

A bolsa brasileira volta do feriado em queda nesta terça-feira, 8, refletindo o cenário externo negativo, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falar em dissociação com a China, o que poderia romper de vez as relações comerciais entre as duas potencias. No radar do mercado também está o desempenho das ações americanas de tecnologia, que voltam a apresentar quedas significativas já no pré-mercado. Às 10h20, o Ibovespa, principal índice da B3, caía 1,49% para 99.730 pontos.

De acordo com analistas da Exame Research, a queda das ações de tecnologia nos Estados Unidos eleva a percepção de que o rali de agosto foi “exagerado” e reduz a confiança dos investidores. Por lá, o índice Vix, também conhecido como “índice do medo”, avança 15%.

“Se nós não fizermos negócios com a China, não perderemos bilhões de dólares. Seja pela dissociação ou por imposição de tarifas massivas, como já estou fazendo, acabaremos com nossa dependência da China, porque não podemos contar com a China”, afirmou Donald Trump em coletiva de imprensa realizada na segunda-feira, 7, quando os americanos celebravam o Dia do Trabalho.

Na mesma ocasião, o presidente Trump também ameaçou empresas americanas que usam mão de obra chinesa de não conseguirem mais contratos públicos com o governo federal. “Isso é mais uma questão política. O Trump está em campanha eleitoral e deve elevar o tom neste mês, sendo mais incisivo nas questões de protecionismo”, afirma Marcel Zamebello, analista da Necton.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here