Joe Biden e Donald Trump

Joe Biden, rival de Trump na corrida à presidência dos EUA, e cujo filho faleceu servindo o exército americano, retrucou contra as declarações (Montagem EXAME. (Foto Biden: Stefani Reynolds. Foto Trump: Bloomberg)/Exame)

Um artigo que saiu esta semana na revista The Atlantic,  disse que o presidente Trump se referiu aos fuzileiros navais enterrados em um cemitério americano perto de Paris como “perdedores e otários” e que ele se recusou a visitá-lo durante uma viagem à França porque achava que não era importante homenagear os americanos mortos na guerra.

Segundo a publicação, o presidente repetidamente menosprezou a inteligência dos militares e pediu que os veteranos feridos fossem mantidos fora das paradas militares.

O presidente americano nega veementemente as informações contidas no texto da revista, e inclusive elogiou seu histórico de ajuda aos veteranos dos EUA. “É uma história falsa e é uma vergonha que eles tenham permissão para fazer isso.”

Mas o democrata Joe Biden, seu rival na corrida à presidência dos EUA, e cujo filho faleceu servindo o exército americano, disparou contra Trump e suas declarações:

“O presidente teria dito que quem se inscreve para servir ao país é um otário, já que deveria fazer algo mais lucrativo. Deixe-me ser bem claro: quando meu filho era advogado assistente dos EUA e se ofereceu para ir para Kosovo quando a guerra estava acontecendo, como civil, ele não era um otário. Quando meu filho se ofereceu e se juntou ao exército dos Estados Unidos como procurador-geral e foi para o Iraque por um ano, ganhou a Estrela de Bronze e outras comissões, ele não foi um otário. Os militares com quem ele serviu, principalmente aqueles que não voltaram para casa, não eram perdedores. Se essas declarações forem verdadeiras, o presidente deve humildemente se desculpar com cada mãe e pai da Gold Star e cada família da Blue Star que ele denegriu e insultou. ”

Ainda de acordo com a publicação, o presidente Trump também teria rejeitado a ideia de visitar o cemitério porque estava preocupado que a chuva daquele dia bagunçaria o seu cabelo. Já Trump disse que o mau tempo naquele dia impediu um vôo de helicóptero.

Com Reuters

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here