Os dados são disponibilizados em murais do hospital e na internet

 

JOSIANE CANTERLE, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

O Hospital da Região Leste (HRL) deu um passo importante no que se refere à transparência. A unidade de saúde criou dois murais virtuais, um de produção e outro de despesas que podem ser acessados pelos servidores, gestores e usuários. São informações sobre custos com insumos e serviços do hospital e números como, por exemplo, quantas cirurgias ou radiografias foram realizadas.

 

imagem04-09-2020-16-09-03

Unidade atualiza os dados de forma transparente que estão à disposição de servidores e pacientes – Foto: Brito/Arquivo SES-DF

“O painel de custos do HRL tem por finalidade fortalecer a transparência da gestão pública, evidenciando com maior clareza os recursos consumidos por cada setor ou serviço do hospital”, destaca a superintendente da região de saúde Leste, Raquel Belvilaqua.

 

A gestora destaca que o principal objetivo é estimular a prática da gestão de custos nos Serviços de Saúde, a fim de que essas informações ajudem nos processos decisórios, contribuindo para a melhoria da qualidade do gasto público. “Por meio desse painel, de uma forma rápida, tanto o servidor quanto o usuário poderão acessar informações padronizadas de custos de diversos setores do hospital. Isso contribui de maneira significativa ao servidor se reconhecer como equipe e ao usuário o custo do serviço prestado”, avalia a superintendente.

 

Os números estão disponíveis nos murais físicos do HRL e também podem ser acessados por meio de um QR Code que dá acesso aos dados na página da Secretaria de Saúde. As informações do primeiro semestre já estavam disponíveis para os servidores e, agora, os dados estão à disposição dos usuários, órgãos de fiscalização, e quem mais tiver interesse em conhecer.

 

Despesas

 

“Nós apresentamos todas as despesas do hospital – de pessoas, serviços terceirizados (limpeza, vigilância, alimentação, etc), despesas com material de consumo (material hospitalar, medicamentos, etc), e despesas gerais (água, luz e telefone)”, explica a gerente de Planejamento do HRL, Elenilde Ribeiro.

Os dados são coletados por meio dos sistemas operacionais do Governo do Distrito Federal e atualizados mensalmente. No mural é possível verificar que os investimentos com material hospitalar somaram R$ 372.035,57 mil média mensal. Já as despesas com medicamentos R$ 516.424,22 mil média mensal.

 

Produtividade

 

Além dos custos, os usuários também têm à disposição as informações dos números de atendimentos, internações, exames, entre outros. Por exemplo, de janeiro a junho de 2020, foram realizados 5.216 exames na radiologia e as especialidades disponíveis no ambulatório somaram 4.617 consultas. “Além de promover a transparência, dessa forma podemos mostrar que a saúde não tem preço, mas tem custo”, reflete Elenilde.

 

HRL

 

O hospital foi fundado em 2002 e atua com um perfil de atenção hospitalar de média complexidade, no nível secundário da assistência, desenvolvendo ações sob a demanda de forma efetiva a toda população do Distrito Federal e a ele referenciada. No pronto socorro, a população encontra atendimento de emergência 24 horas nas especialidades de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia em Clínica Cirúrgica.

 

O HRL é o único hospital do Distrito Federal especializado em cirurgia de coluna, sendo referência para toda a rede, serviço que é regulado.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here