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Serviço disponibiliza informações para as demandas mais simples de pacientes

 

LEANDRO CIPRIANO, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Em tempos de pandemia, a tecnologia se tornou uma aliada dos serviços de saúde. Um exemplo disso é o atendimento on-line oferecido à população pela Unidade Básica de Saúde (UBS) 3 de Planaltina, mais conhecida como Centro de Educação Profissional de Saúde (CEP-Saúde).

 

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Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Desde agosto, os profissionais utilizam o aplicativo WhatsApp Business, que oferece respostas pré-programadas às principais perguntas dos usuários, enviadas para o telefone funcional da unidade. Por esse contato, a equipe de saúde já recebeu 337 mensagens desde 12 de agosto.

 

Pelo WhatsApp, a equipe responde questões da população relacionadas a vacinação, exames e detalhes sobre a unidade, como horário de funcionamento. Desde junho, o aplicativo é utilizado para oferecer informações e tirar dúvidas dos usuários. Contudo, os profissionais de saúde decidiram aprimorar o serviço com o uso de mensagens automáticas para garantir respostas mais rápidas, além de manter o distanciamento social dos pacientes com demandas mais simples.

 

“O acesso digital trouxe muitas vantagens. Com o serviço, os pacientes conseguem resolver as demandas mais simples sem precisar virem à unidade. Isso reduz a questão da aglomeração e melhora até mesmo o processo de trabalho dos profissionais, que se sentem menos sobrecarregados”, explicou Vinícius Luz, médico de Família e Comunidade da UBS 3 de Planaltina.

 

De acordo com o médico, a introdução do WhatsApp Business surgiu depois que um residente da unidade apresentou a experiência positiva que teve com o aplicativo em Florianópolis. A ferramenta começou a ser utilizada pela Secretaria de Saúde de lá há alguns anos, com quase todas as unidades básicas de saúde (UBSs) oferecendo serviços digitais.

 

“Como o aplicativo oferece respostas padronizadas, temos apenas que digitar os códigos para continuar a conversa. A partir do ponto que o paciente entra em contato por mensagem, recebe as informações iniciais, o pedido de se identificar e informar seu endereço, e um telefone para contato caso de uma urgência ou emergência”, detalhou Vinícius Luz.

 

Segundo o médico, a ideia é reforçar o serviço no futuro, proporcionando também a marcação de consultas pelo aplicativo. “Por conta da pandemia, ainda estamos tendo dificuldades com a agenda dos profissionais, devido ao aumento da demanda. Mas a partir do momento que virmos que é possível, também faremos o acolhimento para marcação de consultas”, ressaltou.

 

O serviço on-line está disponível à população atendida pela UBS 3 de Planaltina de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

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