imagem03-09-2020-19-09-44Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio

 

JOSIANE CANTERLE, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

Todos os meses do ano estão relacionados a cores símbolos de campanhas que chamam atenção para algo relacionado à saúde. No mês de agosto, a cor foi o Dourado, da amamentação, e setembro é a vez do Amarelo, de prevenção ao Suicídio. Nos anos anteriores, os profissionais da Unidade Básica de Saúde 1 de Taguatinga usavam dessas campanhas para trabalhar os temas com os pacientes. Neste ano, a pandemia impôs o distanciamento social e o foco do trabalho passou a ser os próprios servidores.

 

imagem03-09-2020-19-09-45

Foto: Divulgação/SES-DF

“Devido ao isolamento social, não poderemos promover atividades coletivas para os pacientes atendidos na unidade. Mesmo assim não queríamos deixar passar a oportunidade de focar no cuidado da saúde mental, sobretudo em tempos de pandemia”, resumiu a gerente da unidade, Iraquitânia Bernardo.

As atividades foram pensadas residentes da Fiocruz, da Escola Superior de Ciências da Saúde do Distrito Federal e da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde para a realização das atividades, junto com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e o apoio da gerência da unidade.

 

imagem03-09-2020-19-09-46

Foto: Divulgação/SES-DF

Para o mês de setembro foi colocado um mural da gratidão, onde os servidores podem colocar mensagens de agradecimento, e, a novidade, é a ‘Caixa do Desabafo”, onde são depositadas as mensagens que carregam os pensamentos negativos ou experiências negativas, tristes.

Essas dinâmicas fazem parte das atividades que serão realizadas todas as quintas-feiras visando a promoção da saúde mental dos trabalhadores da saúde. Nesse dia, também é realizada a sessão de automassagem para os servidores. “Os profissionais de saúde estão sobrecarregados durante o enfrentamento da Covid-19 e também devem receber cuidados”, afirmou a gestora. A unidade também desenvolve outras atividades de promoção da autoestima, autocuidado e bem-estar coletivo.

 

imagem03-09-2020-19-09-48

Foto: Divulgação/SES-DF

Pacientes

 

Também para os pacientes há uma programação especial para o Setembro Amarelo, com todo o cuidado para manter as boas práticas para prevenção do contágio com o coronavírus. No dia 10, que é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, serão entregues mensagens de encorajamento e alegria a todos os pacientes que buscarem atendimento na unidade, mantendo o distanciamento social.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here