imagem03-09-2020-17-09-52Região cresceu e, atualmente, tem mais de 90 mil habitantes | Foto: Arquivo/Agência Brasília

 

As terras pertenciam às fazendas Papuda e Taboquinha. Atualmente, reúnem quase 70 condomínios residenciais. Homônimo ao parque ecológico localizado no Lago Sul, o Jardim Botânico, com seus mais de 90 mil habitantes, comemora, neste sábado (5), 16 anos como Região Administrativa (RA). Na festa, a solidariedade vai ditar o tom da celebração.

Em parceria com 15 comerciantes, e custo zero aos cofres públicos, a Administração Regional do Jardim Botânico vai começar o dia recolhendo doações de leite feitas pelos moradores em seis pontos da RA. A cada dois litros arrecadados, um pedaço de bolo – produzido no comércio local – será entregue, em retribuição.

Serão 300 pedaços por cada posto, nos quais a troca ocorrerá, das 8h às 12h, pelo regime drive-thru, resguardando as medidas de segurança e distanciamento recomendadas pelas autoridades de saúde. Todos os alimentos arrecadados serão encaminhados às famílias em situação de vulnerabilidade do Jardim Botânico e à população em situação de rua atendida no espaço de acolhimento do Autódromo Nelson Piquet, na Asa Norte.

A decisão de manter as comemorações, mesmo durante a pandemia, foi tomada quando associada à ação solidária. “A gente poderia deixar a data passar sem festa, mas celebrar com segurança e, ainda por cima, ajudar quem está sem emprego e precisa de alimentos, faz valer a pena”, aposta o administrador regional do Jardim Botânico, Antônio de Pádua.

Cinema drive-in

No início da noite, às 18h, as comemorações terão entre música e cinema nos destaques. Em uma área de estacionamento da administração regional (Avenida das Paineiras, entrequadras 3/5, bloco A), um palco com telão será ocupado por integrantes da Escola de Samba Unidos do Jardim Botânico (UJB). Na sequência, será exibido o filme Minha mãe é uma peça 2, no estilo drive-in.

O evento terá limite de 100 veículos, com o máximo de quatro pessoas em cada um. O ingresso (por carro) poderá ser retirado na sede da administração regional, mediante a doação de uma cesta básica e de um brinquedo ou de livro infantil novo ou usado em bom estado. A ação faz parte da campanha Vem Brincar Comigo, do GDF. As doações poderão ser feitas até esta sexta-feira (4), às 17h, ou enquanto o limite máximo das vagas estiver disponível.

Doações para troca por ingressos para a sessão especial de cinema devem ser feitas até sexta-feira (4)

Condomínios

A região do Jardim Botânico é composta basicamente por condomínios fechados – oficialmente, 69. A área surgiu em 1999 como Setor Habitacional Jardim Botânico, criado pelo Decreto nº 20.881 em áreas até então pertencentes a São Sebastião. Em 1º de setembro de 2004, a Lei nº 3.435 reconheceu o local como RA.

Artista plástico e autor de músicas imortalizadas por diversos cantores brasileiros – como João Nogueira, Emílio Santiago, João Bosco e Mart’Nália, que dele gravaram Nó na madeira –, Eugênio Monteiro chegou à região há cerca de 40 anos, quando as estradas de terra não eram nem sequer delineadas. Por lá criou cinco filhos, netos e, agora, bisnetos. Aos 77 anos, segue pintando e diz ter prazer em morar em um condomínio com toda a família por perto. “Eu vi essa cidade nascer, quando não tinha nada, e hoje já está completamente estruturada”, comemora.

Veja, abaixo, onde encontrar as tendas solidárias neste sábado, pela manhã

  • Tororó:  tenda em frente à padaria Seleta
  • Avenida Comercial: ao lado da clínica veterinária Animax
  • Avenida do Sol: no Supermercado Bellavia
  • Avenida Comercial: no estacionamento em frente à padaria Doce Pão
  • Altiplano Leste: em frente ao mercado 3 Irmãos
  • Jardim Botânico 3: em frente ao prédio da Administração Regional.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here