queimada em cuiabá

Fumaça de queimadas cobre a cidade de Cuiabá no dia 17 de agosto: queimadas ocorrem há mais de 10 dias em regiões próximas, como a Chapada dos Guimarães (CHICO FERREIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/Estadão Conteúdo/Agência Estado)

Uma densa fumaça ocasionada por incêndios florestais encobriu a cidade de Cuiabá, capital do Mato Grosso, no final da manhã desta segunda-feira, dia 31. A fumaça é proveniente de queimadas que ocorrem há mais de 10 dias em regiões próximas, como a Chapada dos Guimarães.

Nas redes sociais, moradores da capital de Mato Grosso registraram o céu da cidade encoberto pela fumaça. Imagens mostram que a fumaça prejudicou a visibilidade do município, não sendo possível enxergar completamente os prédios e paisagens mais distantes.

Viver em Cuiabá/VG não é para amadores, um MAR de fumaça 💨 pic.twitter.com/5UeD0GOp2S

— Poconé M1l Gr4u (@Poconemilgrau) August 31, 2020

Moradores de Cuiabá também relataram a dificuldade para respirar devido à fumaça e às altas temperaturas que atingem a cidade, deixando o tempo ainda mais seco. Além disso, a capital passa por um intenso período de estiagem, sem previsão de chuva e com baixa umidade relativa do ar, que somada à fumaça fruto de queimadas, podem ocasionar diversos problemas respiratórios na população.

Nos próximos dias, o clima deve ficar ainda mais quente. Conforme previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), desta terça-feira, 1º, até domingo, dia 6, os termômetros podem registrar até 41ºC e a possibilidade de chuva é de apenas 5%.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here