Nutricionistas podem ajudar a conquistar qualidade de vida com alimentação saudável

 

LEANDRO CIPRIANO, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

imagem31-08-2020-16-08-06

Arte: Rafael Ottoni

Celebrado nesta segunda-feira (31), o Dia do Nutricionista vem para nos lembrar desse importante profissional que nos ajuda a conquistar mais qualidade de vida. O nutricionista trabalha diariamente com a promoção da saúde, utilizando seu conhecimento em diversas áreas para garantir que todos tenham mais consciência em relação à alimentação saudável.

 

“É importante as pessoas se conscientizarem que para tratar muitas doenças e levar uma vida saudável é necessário procurar o profissional nutricionista, porque por meio da alimentação que conseguimos bons resultados de saúde. A nutrição também é fundamental para o tratamento das doenças. Então, o Dia do Nutricionista vem para valorizar o profissional que cuida dos alimentos como forma de nutrir o organismo de uma maneira saudável”, explica Martina Celi, nutricionista assistencial no Hospital Regional de Ceilândia (HRC).

 

imagem31-08-2020-16-08-09

Profissionais de nutrição atuam em toda a rede pública de saúde – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Na sua área, a especialista conta que a atuação do nutricionista hospitalar é voltada à assistência dietética ao paciente. É o profissional que faz a triagem para descobrir se os hospitalizados estão, ou não, em risco nutricional. Conforme a situação, as preferências e intolerâncias do paciente, as dietas são prescritas.

 

“O nutricionista é o profissional que determina como o paciente vai se nutrir, respeitando todo o contexto patológico dele. Avaliamos exames de imagem que tenham a ver com a conduta nutricional, vemos a sintomatologia do paciente e tudo que tiver que ser levado em consideração para essa nutrição. Inclusive, se ele tem condições de se alimentar de forma oral, ou precisa de complemento por outra via”, destaca Martina Celi.

 

Pandemia

 

Contudo, a pandemia do novo coronavírus trouxe mais desafios para os profissionais de saúde, incluindo os nutricionistas. Especialmente porque a Covid-19 causa muitos sintomas relativos ao trato gastrointestinal, que está completamente relacionado com a alimentação do indivíduo.

 

imagem31-08-2020-16-08-11

Martina é nutricionista e atua no HRC – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

“Desde a alteração do paladar a dificuldade de engolir, e sintomas como diarreia, constipação, e falta de apetite. Todas essas informações nós coletamos, para poder adaptar a dieta ao que o paciente pode receber e que ele quer receber, com o objetivo de nutri-lo”, destacou.

 

Fazer com que o paciente aumente sua imunidade para combater a doença de forma mais eficiente também é outro dos objetivos do nutricionista, principalmente com os agravos causados pela Covid-19. “A nutrição do paciente é fundamental para ele se manter forte e conseguir vencer a doença, junto com o uso da medicação”, afirmou Martina.

 

Outras frentes

 

Para a nutricionista Clarissa Benício, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga, a atuação do profissional de nutrição tem sido importante em diferentes frentes. Desde reforçar as boas práticas na manipulação dos alimentos para evitar a contaminação até orientar a população para o risco do ganho de peso e diversas outras comorbidades, advindas de uma alimentação desregrada, muito comum nesse momento da pandemia.

 

“Orientamos a população em relação a um cardápio com alimentos que fortaleçam o sistema imunológico. Também acompanhamos os pacientes internados, oferecendo uma alimentação adequada em relação ao aporte calórico, consistência e a via que a dieta será administrada. Podemos contribuir muito para que todos consigam ter mais consciência sobre o que deve ser feito em relação ao autocuidado com a alimentação”, ressaltou.

 

Como atua na Atenção Básica, a profissional trabalha com uma visão mais ampla de atendimento. De acordo com Clarissa Benício, é importante ver o paciente de forma multidimensional, pois o nutricionista que atua na porta de entrada da rede pública de saúde está incluído em uma equipe com vários outros profissionais, chamada de Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

 

“Compartilhamos conhecimentos com todos os profissionais de saúde, permitindo prestar um melhor atendimento por meio de reuniões educativas, atendimentos compartilhados e individuais, visitas domiciliares, entre outras atividades. É muito gratificante conseguir ver o paciente de forma integral”, ponderou.

 

Dia do Nutricionista

 

A data de 31 de agosto foi escolhida em homenagem à criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN), que ocorreu em 1949. Posteriormente, a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionista e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

 

Os nutricionistas podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado. Desde em hospitais, escolas, ginásios esportivos a clínicas particulares, por exemplo.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here