Unidade possui leitos de acolhimento integral para desintoxicação em álcool e drogas

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

Nesta segunda-feira (31), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas AD III do Setor Comercial Sul, mais conhecido como Caps Candango, comemora nove anos de existência e tem muitos motivos para comemorar, pois é o Caps AD III com maior produtividade e número de atendimentos da rede. Em 2019 foram feitos somente no Caps Candango 20.278 atendimentos individuais, 14.839 atendimentos em grupo e 930 acolhimentos.

 

imagem31-08-2020-16-08-34

Caps III Candango funciona no Setor Comercial Sul e possui leitos de acolhimento – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

“Funcionamos 24 horas e prestamos assistência com equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos psiquiatras e clínicos, psicólogo, assistente social, farmacêutico e terapeuta ocupacional. Além disso, damos todo o suporte em casos de internações, possuímos 12 leitos de acolhimento integral para desintoxicação leve”, informa a gerente do Caps Candango, Ana Tereza Santos.

 

O CAPS AD III Candango é um serviço especializado de Saúde Mental para assistência à população que apresenta sofrimento psíquico decorrente do uso abusivo ou dependência de álcool ou outras drogas. A unidade possui também uma enfermaria de acolhimento integral, para assistência por até 14 dias para casos de desintoxicação leve e vulnerabilidade social.

 

imagem31-08-2020-16-08-37

Mais de 20 mil atendimentos individuais foram feitos no Caps III Candango – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

De acordo com Ana Tereza, cerca de 40% dos atendimentos da unidade são de pessoas em situação de rua e os outros 60% de pessoas com moradia, muitas vezes empregadas, mas que fazem tratamento de uso abusivo ou dependência de álcool ou outras drogas.

Apesar da pandemia, os atendimentos continuam ocorrendo, mas respeitando as regras de distanciamento e segurança por causa do coronavírus. Por conta disso, seis dos 12 leitos de internação para desintoxicação encontram-se desativados para manter a distância entre os pacientes.

 

“O Caps AD III Candango é referência para a área central de Brasília e para a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal (RIDE), além da população vulnerável, como a população em situação de rua do Setor Comercial Sul”, avalia a gerente de Normalização e Apoio em Saúde Mental, Priscila Estrela.

 

Ação conjunta

 

Durante esta semana e a próxima, está ocorrendo uma ação conjunta entre diversos órgãos do GDF voltada para a assistência à população em situação de rua da área central de Brasília, em que a Atenção Primária à Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas AD III do Setor Comercial Sul estão dando suporte.

 

imagem31-08-2020-16-08-39

O serviço de saúde mental funciona diariamente na unidade situada no Setor Comercial Sul – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

A Secretaria de Saúde tem ajudado com a realização de testes de Covid-19, HIV, identificando demandas clínicas e de saúde mental. O Caps III oferece apoio como serviço de retaguarda para as demandas de saúde mental às pessoas que a equipe do consultório na rua identifica nas abordagens, fazendo o acolhimento e devidos encaminhamentos, seja para assistência na própria unidade ou em outros serviços da rede de saúde.

 

Segundo Priscila, o Caps é responsável pela articulação da Rede Psicossocial desses pacientes os quais apresentam demandas que perpassam os demais níveis de atenção e necessitam de ações intersetoriais que envolvam as demais secretarias e serviços.

 

EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here